Pop Microbiologia
1- Considerações Gerais
A principal função do laboratório de Microbiologia é auxiliar no diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças infecciosas. O cuidado excelente com o paciente deve permanecer como objetivo principal, e o trabalho realizado pelos microbiologistas deverão ser dirigidos para a obtenção de resultados clinicamente úteis no menor tempo possível. A importância dos assuntos abordados neste manual, em linguagem acessível e de forma prática, evidencia o compromisso dos profissionais do setor em dar condições a qualquer interessado no assunto no acompanhamento prático seja ele de isolamento ou de identificação bacteriana. O objetivo é assegurar aos profissionais que atuam no laboratório e mais precisamente no hospital, um documento útil para consulta no seu trabalho diário, e que a partir de sua utilização, possam surgir sugestões que permitam, no futuro, seu aperfeiçoamento.
2- Exames Microbiológicos
2.1- Exame direto sem coloração (Em caldo TSB)
2.1.1- Indicação: Permite avaliar a morfologia bacteriana e presença de motilidade para Bacilos Gram-negativos não fermentadores.
2.1.2- Técnica: Preparar uma suspensão bacteriana, levemente turva em caldo TSB, incubar 16 a 48 h à temperatura ambiente. Colocar uma gota desta suspensão entre lâmina e lamínula, vedar com parafina e observar imediatamente ao microscópio com objetiva de 40X.
2.1.3- Leitura:
Motilidade negativa: Movimentos vibratórios fracos (movimentos browniano) ou ausência de movimento.
Motilidade positiva: Presença de bactérias cruzando o campo em diferentes direções, sugerindo flagelo polar, ou bactérias girando em torno de si mesmas, sugerindo flagelo peritríquio.
2.2 - Exame direto com coloração (Coloração de GRAM)
2.2.1- Indicação: É um método útil e rápido para avaliação dos possíveis agentes etiológicos envolvidos em meningites bacterianas, derrames articulares, pericárdicos, pleurais