o que e 5s
Geverson Rodrigo Anastácio Ra 10100677 10° semestre
5s
Prof. Luiz Henrique
ARARAS/SP
2014
Como funciona e passos para implantar
Na visão empreendedora de um negócio e com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas de todos os portes e áreas de atuação, têm sido obrigadas a produzirem mais, com menores custos, para obtenção de uma margem de lucro maior, bem como: inovação, criação de novas metodologias de trabalho e aplicação de normas específicas.
Segundo COSTA (2002) no setor de construção civil um dos temas mais discutidos é a questão do desperdício, este é caracterizado por um elevado índice do setor e um dos principais vilões para redução dos recursos naturais, tais como: água, energia, areia e combustível, outras formas de desperdício encontradas na construção incluem o desperdício de tempo, materiais e custo. Percebe-se que as organizações vêm apostando em novas metodologias para construir seu diferencial no mercado.
Segundo dados da UNEP (2007), o setor de Construção Civil consome aproximadamente 50% de todos os recursos naturais, responde por 25 a 40% do consumo de energia; 30 a 50% da geração de resíduos sólidos e 30 a 40% da emissão de gases de efeito estufa. Na esfera social o setor é igualmente representativo, especialmente em países emergentes, absorvendo grande parte da mão-de-obra despreparada para os desafios dos novos tempos.
O setor vem crescentemente assumindo seu papel na transformação desta realidade, expondo a carência de profissionais preparados para esse desafio.
OBJETIVO
Nesse sentido, este estudo tem por principal objetivo abordar uma metodologia de implementação do Programa 5S descrita por COSTA (2002) e GONZÁLES (2005) que visa combater as principais causas dos desperdícios, sejam eles: materiais, recursos humanos, recursos minerais, tempo e custo, e na identificação dos pontos críticos e ações para a redução ou