O Que A S Ndrome Do T Nel Do Carpo
A síndrome do túnel do carpo é uma condição na qual há uma pressão excessiva sobre o nervo mediano. A síndrome do túnel do carpo pode levar a dormência, formigamento, fraqueza ou lesão muscular na mão e dedos.
Quais são as causas da Síndrome do Túnel do Carpo?
A causa mais comum são chamadas de L.E.R (Lesão do Esforço Repetitivo), geradas por movimentos repetitivos nos movimentos de flexão e extensão do punho.
Traumáticas
Hormonais
Inflamatórias
Sinais e sintomas
Parestesias
Diminuição de sensibilidade
Dor
Queimação
Fraqueza muscular
Déficit para pinçamento A sintomatologia está relacionada ao grau de compressão, podendo ocasionar sintomas sensitivos, motores ou a combinação de ambos. O indivíduo geralmente apresenta dormência e formigamento nas mãos, principalmente nos dedos indicador, anelas e médio, com o agravamento no período noturno. Em 60% dos casos a síndrome afeta ambas as mãos. Eventualmente ocorre dor em todo o membro superior, como mão, antebraço e braço.
Tratamento
Para casos de compressão leve pode ser inicialmente feito uma imobilização do punho. Lembrando-se que jamais o punho deve ser enfaixado, pois pode agravar a compressão do nervo. Essa imobilização do punho acontece através de talas de material duro, porem flexível que são colocadas desde a mão até o antebraço.
Em caso de uma compressão mais grave do nervo mediano, o travento deve ser cirúrgico, tendo como o principal objetivo, abrir o canal por onde o nervo passa.
Como a fisioterapia atua nesse tipo de síndrome?
A diminuição do edema gerado pela inflamação das estruturas vizinhas ao nervo mediano é o primeiro objetivo do tratamento fisioterápico.
O fisioterapeuta irá utilizar alguns recursos como:
TENS: é uma corrente analgésica muito utilizada pelos fisioterapeutas. Ela atua no sistemas modulares da dor, aumentando sua tolerância à dor causando uma analgesia.
Ultra-som: manipulação da região da dor, ele possui princípios analgésicos e