O que a inflação significou para o brasil
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP
Bacharelado em Administração Pública
Disciplina: Economia Brasileira
Professor: Prof. Dr. Paulo do Carmo Martins
Tutor: Luiz Antonio de Lima Júnior
Aluna: Ilka Bonsanto de Melo Fedoci
Matrícula: 201174045
Turma: B
Tarefa – Semana 5
O QUE A INFLAÇÃO SIGNIFICOU PARA O BRASIL
Entende-se por Inflação o aumento continuado de preços de bens finais e dos fatores de produção por um longo período atingindo a grande maioria dos setores da economia. Dentre os itens que mensuram o índice de miséria de um país a inflação toma destaque. No Brasil, por exemplo, sentimos o peso da inflação quando percebemos que o aumento do nosso salário não é real, ele apenas nos restitui as perdas provenientes da inflação daquele período.
De acordo com o momento pelo qual a economia esteja passando podemos ter alguns tipos de inflação. Quando a demanda da sociedade é maior que a possibilidade de produção de um determinado país, temos a chamada Inflação de Demanda. Já quando ,inesperadamente, a produção é afetada, aumentando o custo final dos produtos, temos a Inflação de Custo. A inflação, portanto, está sempre associada a um desequilíbrio entre a quantidade de moeda disponível e a quantidade de bens que essa moeda pode comprar.
A evolução econômica no Brasil, especialmente após o processo de industrialização, está associada a conflitos e desequilíbrios como a má distribuição de renda, o desemprego e a inflação.
Entre 1889-1898 durante o Encilhamento, a inflação acelerou, chegando a uma média de 13% ao ano. O governo adotou uma política de elevação das taxas de juros, limitando o crédito e diminuindo os gastos públicos. Houve uma desaceleração econômica e uma forte deflação no país.
Com o Desenvolvimentismo iniciado em 1940, o país passa então por um grande processo de transformação social. As empresas queriam aumentar os preços dos