Filo
Alta idade média: (séc V – X) Desagregação da sociedade romana antiga e formação e o apogeu do sistema feudal. (Caracterizada pela filosofia patrística).
Baixa idade média: (séc XI – XV): Progressiva dissolução do sistema feudal e nascimento do pensamento capitalista. Caracterizada pela filosofia escolástica).
9- Agostinho foi fortemente influenciado pelomaniqueísmo e pelo neoplatonismo de Plotino.
10- Tomás de Aquino, influenciado por Aristóteles, dedicou-se ao estudo da psicologia, e criou oTomismo, uma espécie de neo-aristotelismo
11- A doutrina da Iluminação divina caracteriza-se por uma luz que não é material e que se atinge quando do encontro com o conhecimento da verdade para que o homem possa ter uma vida feliz e beata.
12- Chamava-se de Trivium e Quadrivium, as Artes Liberais, que eram um grupo de sete artes, caminhos ou disciplinas que envolviam o estudo da Gramática, Lógica, Retórica, Aritmética, Geometria, Música e Astronomia.
13- Realismo: Aristóteles Nominalista: Gonzalo Rodriguez-Pereira Conceptualista: Locke
14- 1ª Prova – A do Motor Imóvel: diz que “se aquilo pelo qual é movido por sua vez se move, é preciso que também ele seja movido por outra coisa e esta por outra. Mas não é possível continuar ao infinito; do contrário, não haveria primeiro motor e nem mesmo os outros motores moveriam como, por exemplo, o bastão não move se não é movido pela mão. Portanto, é preciso chegar a um primeiro motor que não seja movido por nenhum outro, e por este todos entendem Deus”.
2ª Prova – A da Cauda Primeira: Neste argumento, Tomás nos mostra que tudo no mundo possui uma causa eficiente, uma razão de ser como de fato é. Nada é causa de si mesma, pois a causa sempre vem antes do efeito, sendo assim, algo que fosse sua própria causa deveria existir antes dela mesma, o que é um absurdo. Ele nos diz também que não podemos estender a cadeia de causas e efeitos até o