o que todo cidadão deve saber sobre habitação
Com esse principio na segunda metade do século XIX, surge o capitalismo, o qual trouxe como principal problema a terra privada, onde a terra torna-se uma mercadoria. A partir e então surge o trabalhador assalariado o qual deveria comprar sua casa, mas não são todos que tinham condições de comprar sua própria casa e com isso surge a desigualdade. Nessa mesma época começou a surgir o “homem livre” que nada mais era do que um despejado de sua terra, sua oficina, e seus meios de vida. E com isso surge o problema do alojamento para esses despejados.
Com isso surge os primeiros cortiços, feitos por vendeiros, essa foi a primeira forma de habitação dos homens livres e o aluguel foi a primeira forma de econômica da época. Os cortiços foram crescendo e seus donos começaram a ascender socialmente dando golpes nos seus inquilinos, a partir de então surge a classe alta e qual não queria que a cidade fosse coberta por cortiços os quais deixavam a cidade feia. Então os cortiços começaram a ser demolidos com o argumento de que iriam embelezar a cidade.
No mesmo momento com o crescimento industrial surgiam as vilas operarias em confronto ao capitalismo com origens socialistas. Os criadores dessas vilas queriam mostrar uma nova ordem social. Mas o fracasso das vilas foi total, pois elas foram construídas em números insuficientes e impunham um estilo de vida muito rígido.
A partir de então surge as cidades a qual queria mostrar uma aparente participação do estado na solução do problema da moradia. O qual entrava sempre em controvérsias com a burguesia, a qual dizia que era obrigação do governo oferecer habitações populares para quem não tinha condições. Com o tempo o governo já não dava conta de organizar moradias para todos e com isso nos anos