O que são répteis?
Os répteis evoluíram dos anfíbios a aproximadamente 350 milhões de anos, mas os primeiros surgiram há 320 milhões de anos. A partir desses, surgiram os répteis atuais, as aves e os mamíferos.
Devido a algumas características como pele seca e cornica, e ovos amnióticos que premitiram a reprodução fora d’água, os Répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre.
Os répteis mais conhecidos são as cobras e os lagartos, principalmente porque eles estão melhores distribuídos do que os crocodilianos, tartarugas e tuataras, que também pertencem à classe reptiliana. Mais de 7.000 espécies de répteis têm sido classificadas, a maioria delas encontrada nos climas tropicais e subtropicais.
Os répteis são quase sempre fáceis de identificar, graças a algumas características em comum que os diferenciam dos outros animais terrestres ou semiterrestres. O sinal que mais identifica um réptil é a pele escamosa que cobre quase todo o seu corpo. Agora vamos as características de uma forma mais detalhada.
Características
São pecilotermos: A respiração é estritamente pulmonar (os répteis possuem um pulmão com alvéolos, portanto melhor que o dos anfíbios As glândulas cutâneas, importantes para a respiração cutânea dos anfíbios, perderam importância à medida que os pulmões assumiram o papel primário na respiração);
Temperatura do corpo variável: sua temperatura corporal varia de acordo com o ambiente. Os répteis costumam se expor ao sol e ficar sobre as rochas para aquecer seus corpos. Quando atingem o nível de aquecimento ideal, procuram uma sombra ou retornam a água;
Presença de pele seca e rica em queratina: é uma característica que contribui para a adaptação dos repteis na vida terrestre, em lugares secos por protege-los contra a excessiva perda de água para o meio externo. A pele destituída de glândulas pode apresentar escamas, placas dérmicas ou carapaças.
Detalhes...
Escamas - forma
Placas dérmicas – forma e comparação com o