O que são arquivos DOC
O DOC, assim como a TED, pode ser do tipo D (entre contas de mesmo titular) ou do tipo C (entre contas de diferentes titulares). Para a realização desta transferência, é necessário informar os dados do destinatário: nome completo, CPF e/ou CNPJ e Banco, agência e conta corrente de destino. No DOC o valor só é creditado no banco de destino no dia útil seguinte a data de processamento.4 5 Esta operação não é estornável.
O DOC é feito mediante compensação, da mesma maneira como os cheques, e é efetivada na noite da data de processamento. Um DOC enviado fora do horário limite fica agendado para o próximo dia útil.6 Portanto se enviados fora do horário limite, em finais de semana ou feriados estarão disponíveis na conta de destino após o segundo dia útil.
Um DOC pode ser devolvido caso as informações preenchidas pelo emissor estejam incorretas.7
Abaixo estão os códigos e descrições dos motivos para a devolução de um DOC:
40 Moeda inválida. 51 Divergência no valor recebido. 52 Recebimento efetuado fora do prazo. 53 Apresentação indevida. 54 Ausência ou irregularidade do carimbo de compensação (ordem bancária e ficha de compensação, exceto bloquetos de cobrança). 55 Ausência ou irregularidade da autenticação mecânica. 56 Transferência insuficiente para a finalidade indicada no DOC - Documento de Crédito. 57 Divergência ou não-preenchimento de informação obrigatória nos DOCs e Ordens Bancárias. 58 Crédito destinado à conta de poupança em outras instituições. 59 Ausência da expressão "Transferência Internacional em Reais - Natureza da Operação". 61 Papel não-compensável. 62 DOC "D" - Com divergência na indicação do número do CPF / CNPJ. 63 Registro inconsistente.