o que significa custeio
Os métodos utilizados para apropriação e apuração dos custos do produto, ferramenta que auxilia a contabilidade de custos. Custeio por Absorção:
Método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.
Vantagens: Permite a apuração dos custos por centros de custos; Formação de custos para estoque e Considera o total dos custos por produto;
Desvantagens : Poderá elevar artificialmente os custos de alguns produtos; Apresentar pouca quantidade de informações para fins gerenciais; Não evidencia a capacidade ociosa da entidade;Os critérios de rateio são sempre arbitrários, portanto nem sempre justos.
CUSTEIO P.E.S
OS contratos, cujo plano de reajuste se dá através do PES descaracterizam, os sistemas de amortização, em razão da duplicidade de indexadores deixando resíduos ao final do prazo.
Contratos que tiveram início nos anos de 1992 ou 1993, com categorias profissionais que se beneficiaram de recomposições salariais próximas da Taxa Referencial, em razão da aplicação determina a aceleração da amortização, podem apresentar saldo extinto.
Buscando analisar resultados diferentes, recalcular a dívida acompanhando as decisões mencionadas é extremamente importante, retirando a capitalização, permitindo a inclusão ou não do CES, separação das amortizações negativas, para pagamento ao final, apuram as diferenças atualizadas.
Custeio ABC :
Baseado em atividades o custeio ABC é uma ferramenta empresarial com objetivo principal medir e melhorar as atividades que compõem o processo de negócio e calcular com os custos dos produtos precisamente. A empresa representada por sucessão de processos de negócios,