O que quer dizer a palavra crítica?
Capacidade de julgar, discernir e decidir corretamente; Exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento; Atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica.
Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?
A atitude costumeira é pensar da mesma forma que todos pensam sem querer mudar ou procurar outra resposta para algo que te deixa curioso. Passar para a atitude filosófica é procurar novos caminhos de pensamento, é mudar o que sempre foi dito e dar sua própria opinião sobre o assunto.
Que significa dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise?
A filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a realidade histórico-social (o mundo dos homens), tornam-se estranhas, espantosas, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já não nos podem satisfazer. A filosofia volta-se preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é nesses momentos críticos que se manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das idéias, dos discursos e das práticas.
Por que se pergunta “Para que filosofia”?
A filosofia teria como finalidade ensinar-nos a virtude, que é o princípio do bem-viver. A filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.
O que é e como é a reflexão filosófica?
É a concentração mental em que o pensamento volta-se a si próprio para examinar, compreender e avaliar as suas idéias, suas vontades, seus desejos e sentimentos. É o pensamento interrogando-se a si mesmo ou pensando-se a si mesmo.
Quais os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica?
Por que pensamos o que pensamos,