O que podemos conhecer
A Epistemologia é um ramo da filosofia que se baseia na natureza, fontes, limitações e critérios de conhecimento.
Questões epistemológicas
No processo de aquisição de conhecimento surgem duas questões epistemológicas básicas. A primeira questão é: Como podemos conhecer algo? Se assumirmos que o mundo é tal como o percepcionamos através dos nossos sentidos, não conheceríamos a realidade devido a desvios visuais, acústicos e outros. Outra forma de conhecer a verdadeira natureza das coisas é através da razão. No entanto, a razão, tal como a percepção, pode ser influenciada por vários fatores tais como o esquecimento, as más interpretações e conclusões precipitadas. O que será que acontece se o conhecimento que adquirimos através da razão contraria as nossas percepções? Isto levanta mais duas questões: Será a realidade independente das nossas percepções sensoriais? E como podemos saber o que é real se as nossas percepções se contrariam umas às outras?
A segunda questão epistemológica mais importante está relacionada com a mente do próximo. Como parece impossível saber o que ocorre na mente das outras pessoas, podemos concluir que ninguém sabe o que as outras pessoas pensam. Como resultado, as nossas percepções dos pensamentos e experiências dos outros se baseiam apenas nas nossas observações do seu contexto e comportamento.
No campo da epistemologia, tais questões levaram a conclusões diversas. Como as coisas, à primeira vista, não são o que parecem ser, é essencial estabelecer uma diferença entre as aparências e o mundo real. Trata-se da diferença filosófica clássica entre a aparência e a realidade.
Consequentemente, o termo conhecimento tem de ser definido, e a relação relevante entre o conhecimento e a percepção tem de ser investigada. No decorrer desta investigação, devemos determinar o quanto a percepção influencia o nosso conhecimento.
Fontes de conhecimento
A pesquisa acerca das fontes de conhecimento sempre foi um dos mais importantes