O Que Filosofia
A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: Philo e Sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, que significa sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
A filosofia é, basicamente, o estudo de questões relacionadas à existência, à verdade, ao conhecimento, aos valores morais, à mente, linguagem e valores estéticos.
O filósofo, indivíduo que pratica a filosofia, é movido pela curiosidade e fundamentos da realidade, que sempre faz com que ele busque conhecimento, sem uma visão realista.
A filosofia foca em questões sobre a existência humana, mas não se baseia na fé ou revelação divina, e sim na razão. A filosofia é uma análise racional da existência humana
No mundo atual a palavra filosofia é usada para descrever atitudes e ideias. Já nas Idades Antiga e Medieval, a filosofia entendia toda a área de investigação teórica, que envolviam disciplinas abstratas e fenômenos mais específicos, como a classificação dos seres vivos e a queda dos corpos.
O que é Literatura?
A literatura é um instrumento de comunicação, pois transmite os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. O texto literário nos permite identificar as marcas do momento em que foi escrito
A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística.
O termo Literatura também