“O que faz a sociedade brasileira ser a sociedade brasileira?”
-Objetividade
-Consistência
-Materialidade
-Conservadorismo,
Objetividade na interpretação dos dados ou mesmo inibindo distorções na comunicação das informações contábeis, o contador deve empregar sempre critérios e métodos para a transcrição dos eventos contábeis. Uma conseqüência dessa orientação é que os lançamentos contábeis devem ter suporte, lastro sempre que possível ou basear-se em critérios científicos de avaliação ou mensuração. A documentação gerada em uma transação para posterior escrituração é essencial para a verificação e rastreamento dos elementos. Concluindo assim que terceiros possam verificar as informações constantes nos respectivos documentos contábeis com critérios de fácil interpretação.
A materialidade relaciona-se a representatividade do significado do valor em relação ao todo e associa-se à relação custo beneficio. Existem informações cujo evidencia è superior ao benefício proporcionado pela comunicação da informação. Não existe um sentido absoluto de materialidade, nem é possível fixar critérios numéricos precisos em cada caso, para estabelecer a materialidade.
A aplicação da convenção diz respeito, por exemplo à importância de determinado valor e ao grau de rigidez na aplicação de determinado procedimento contábil. Quanto maior o impacto da informação sobre o juízo de valor do usuário no que se refere a desempenho, maior sua materialidade.Os critérios Contábeis devem ser consistentes. Desta maneira, uma vez adotado, não deverá ser modificado de um período para outro, tampouco constantemente. Quando critérios e métodos são modificados constantemente, perde-se a referencia, afetando, portanto a comparabilidade dos relatórios contábeis de períodos distintos. A entidade
através dos profissionais responsáveis deve manter tratamento contábil equânimes ao longo do tempo e seu propósito é assegurar a comparabilidade e análise qualificada.
A convenção do