O que eu quero ser quando crescer?
A resposta para pais e amigos poderia vir de uma ideia romântica e enganosa da profissão que iria seguir e, sem critérios bem definidos e longe de estudo apurado do seu perfil profissional, estes sujeitos caiam no mercado de trabalho sem rumo e objetivo.
Deixado ao acaso e ao desejo das circunstâncias, muitos deles, caminham pelo mercado de trabalho, sem a menor noção de onde querem chegar profissionalmente e como querem chegar lá?
O tempo passa e a correnteza acaba desviando estes profissionais do caminho das realizações e conquistas, que poderiam levá-lo ao sucesso profissional.
Construir um futuro, a partir do exercício de uma carreira, não é algo vivenciado por grande parte de profissionais que temos encontrado, seja nos cursos de MBAs, seja nas empresas e nos grupos de trabalho.
Este futuro o qual falamos é um futuro conscientemente planejado, mapeado e gerenciado, nas etapas evolutivas da carreira. Pois, este planejamento, irá demonstrar os vários caminhos disponíveis para que o profissional possa chegar onde deseja profissionalmente, seja em um cargo mais estratégico, ou seja em um cargo operacional em uma empresa que tenha progressão de carreira em Y, seja um executivo transnacional, ou seja um líder de projetos sociais. Os objetivos são traçados pelos profissionais e o mapa é escrito para atingir este fim.
Não há mistério e as surpresas do caminho passam a ser gerenciadas, há uma maior apuração das possíveis perceptivas e rotas, para que o objetivo possa ser alcançado. Isto não implica que não haverá a interferência de variáveis externas, mas sim, de um maior gerenciamento dos riscos que estas possam trazer e das possibilidades que poderão surgir a partir das mesmas.
A falta de conhecimento da gestão de uma carreira poderá efetivar