Anhembi comunicação
Momento Precioso Arnaldo Jabor
Em um ano, descobrimos que havia uma quadrilha no poder e vimos como funcionava a corrupção, dos mensalões até as sanguessugas. E agora, descobrimos que estamos muito mais indefesos do que pensávamos.
E quem nos revelou isso tudo? Os salvadores da pátria? Não. Um corrupto confesso, o Jefferson, nos mostrou como era o sistema da quadrilha no poder.
E agora, o Marcola e o PCC nos ensinam que estamos abandonados pelo poder público.
Diante da incompetência evidente, os políticos se acusam, mas a verdade é todos estão aquém do que acontece. A realidade explode e revela a preguiça, o descaso e a ignorância de todos os políticos.
Estamos vivendo uma crise institucional. As soluções tradicionais não bastam. As "providencias", as comissões", nada resolvem.
Talvez adiante a humildade do Lula e seus petistas, dos tucanos e seus aliados, todos os políticos, reconhecendo que não sabem o que fazer. Só um mutirão acima de partidos e uma pressão contínua da sociedade podem, talvez, ajudar.
É um momento precioso. Não deixemos escapar esta oportuna verdade terrível: o Brasil precisa de uma revolução institucional. Não há solução ainda porque a verdade é que não conhecemos o problema.
Coerência e coesão são características textuais indispensáveis, uma vez que elas garantem a unidade de sentido do texto.
Assim, o texto de Arnaldo Jabor:
Resposta
a. foi coerente, mas faltou coesão, uma vez que cada parágrafo traz uma idéia solta que não se relaciona com a anterior. b. possui coerência, pois sua crítica à crise brasileira não faz sentido aos leitores já que o contexto não é familiar a todos os brasileiros. c. uma vez que trata do assunto crise brasileira , para garantir a coerência e coesão, deveria trazer termos técnicos e não, palavras vulgares e coloquiais. d. não possui coerência, pois sua crítica à crise brasileira não faz sentido aos leitores já que o contexto não é familiar a todos os