O Que Esporte - Tubino
O esporte é um fenômeno sócio-cultural, que tem sido bastante relevante para as pessoas e tem chamado a atenção até mesmo dos não praticantes desde o final do século XX. O esporte movimenta milhões de dólares por todo o mundo e mantém ligações com diferentes nichos importantes para a humanidade, ganhando até tecnologias específicas e discussões científicas sobre campos de conhecimento que apresentem conexões com fatos esportivos.
Os homens primitivos, na pré-história, praticavam atividades físicas para garantir suas necessidades básicas, como a caça, a pesca, lançamentos, saltos, ataques e defesas. Depois na Grécia com os Jogos Gregos, registrou-se pela primeira vez a ocorrência de uma organização para a competição e o surgimento da concepção dos esportes, com reverencias a chefes gregos ou cerimônias religiosas. A principal manifestação do esporte foram os Jogos Olímpicos, realizado a cada quatro anos na Antiguidade e durante suas realizações, deveriam ser exaltados deuses e respeitadas as regulamentações com muitas exigências, os campeões eram premiados com coroa de ramos de oliveira e vários benefícios, como a isenção de impostos ou escravos e com isso fazia com que se iniciassem preparativos com dietas e preparações acompanhadas por treinadores especializados.
O Esporte Moderno foi concebido por Thomas Arnold no século passado, na Inglaterra, ele propôs uma nova classificação ao esporte, com um caráter utilitário e o classificava como um jogo, uma competição e uma formação, definindo o esporte como um auxiliar do corpo e um meio para a moralidade. Ele também valorizava atitudes nobres na prática dos esportes e prezava o respeito as regras, códigos, árbitros e adversários, numa atmosfera semelhante a do fair-play. Anos depois, Piérre de Coubertin teve uma grande ideia, trouxe de volta os Jogos Olímpicos, com o intuito de socializar as nações e amenizar os conflitos internacionais, consolidando a ética