historia da educação fisica
Pesquisador, professor e conferencista, o Prof. Manoel Tubino (CREF 000006G/RJ) dedicou mais de 40 anos à Educação Física, sendo que pelo menos 14 deles foram destinados à elaboração do recém lançado Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. São 6.240 termos, entre verbetes pesquisados com a ajuda do jornalista Fábio Tubino e do professor Fernando Garrido; e conceitos desenvolvidos pelo próprio professor ao longo de sua trajetória. O conteúdo amplo e profundo faz da obra uma celebração ao esporte. Estivemos com o Prof. Tubino e conversamos sobre o contexto atual da Educação Física e vários outros assuntos. Confira o que aprendemos com este grande mestre da Educação Física Brasileira.
Como o senhor analisa o contexto atual da
Educação Física?
A implantação do Sistema CONFEF/CREFs, foi um marco para a profissão. É importante repetir o que já digo há muito tempo:
Nada foi mais importante para a Educação Física do país, no século XX, do que a regulamentação imposta pela Lei nº 9.696/1998 e a criação do sistema CONFEF/CREFs.
A Educação Física reassumiu a relevância que tinha na primeira metade do século XX. O Sistema CONFEF/CREFs ultrapassou seu compromisso legal, assumindo seu protagonismo na área com o lançamento de documentos extraordinários como o Código de Ética, a Carta Brasileira da Educação Física, entre outros.
Atualmente, a sociedade tem uma idéia consolidada do valor do Profissional de Educação Física. A mídia e a procura crescente por Profissionais de Educação Física evidenciam este avanço.
Na área da Saúde, como tem sido o desenvolvimento das ações dos Profissionais de Educação Física?
É na sua relação com a Saúde que a Educação Física se encontra com os preceitos para um estilo de vida ativo. Tive a honra de colaborar com a Carta Brasileira de Prevenção
Integrada na Área da Saúde na Perspectiva da Educação
Física. Neste documento, estão descritos caminhos para as ações dos profissionais