Resenha sobre o livro "O Que É Esporte" de Manoel Tubino
“O Que É Esporte” de Manoel Tubino
Universidade Católica de Brasília
Aluno: Calebe da Silva Rocha (UC14101946)
Professor: Paulo Trindade
Matéria: Históricos e Filosóficos da Educação Física (1º/2014)
Turno: Noturno
Resenha sobre o livro “O Que É Esporte” de Manoel Tubino
Manoel Tubino faz referências a diversos acontecimentos históricos onde prática esportiva esteve presente no seu contexto. Desde a antiguidade, as atividades físicas fizeram parte de diversas culturas, mesmo sem haver uma organização, o esporte acompanha o homem desde sua existência.
O homem usou dos exercícios físicos para sobreviver na Pré História, assim como uma criança salta e corre, o homem aprendeu com movimentos básicos a se conhecer e explorar seu corpo. Nesse momento, as necessidades de sobrevivências fizeram com que o homem aprimorasse seus sentidos e habilidades. A caça e a guerra foram fundamentais para que o homem descobrisse seu potencial como ser e desenvolvesse suas funções motoras.
A palavra Esporte surgiu de Desporto, termo usado pelos marinheiros para explicar o ato de deportar-se, realizar passatempos que envolviam atividades físicas. O esporte teve diversas denominações em diversos países e tomou distinção do termo Educação Física, que só foi aplicado para a Educação e instituições de ensino.
A concepção e organização inicial de esporte começaram no ano de 776 a.C. na Grécia. Desde essa época, os jogos olímpicos se tornaram importantes e simbólicos para a história da sociedade, vindo se torna hoje, na Era Moderna, o maior evento que envolve todo o planeta.
Atualmente a prática esportiva tem contribuído para divulgação do bem estar e saúde do ser humano. A promoção do estilo de vida do homem fisicamente ativo tem se refletido no poder de influência do esporte na mídia e em demais meios de comunicação. As Olimpíadas, a Copa do Mundo e os demais eventos do esporte são destacados como os maiores acontecimentos do