O que ecossistema
POPULAÇÃO- É o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período.
COMUNIDADE OU BIOCENOSE- É o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período.
ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO- É o conjunto formado pelo meio ambiente físico, ou seja, o BIÓTOPO (formado por fatores abióticos como: solo, água, ar) mais a comunidade (formada por componentes bióticos – seres vivos) que com o meio se relaciona.
HABITAT- É o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu “ENDEREÇO” dentro do ecossistema.
BIÓTOPO- Área física na qual determinada comunidade vive. Por exemplo, o habitat das piranhas é a água doce, como, por exemplo, a do rio Amazonas ou dos rios do complexo do Pantanal o biótopo rio Amazonas é o local onde vivem todas as populações de organismos vivos desse rio, dentre elas, a de piranhas.
NICHO ECOLÓGICO- É o papel que o organismo desempenha, isto é, a “PROFISSÃO” do organismo no ecossistema. O nicho informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc. São os hábitos que definem o organismo na natureza
ECÓTONO- É a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos.
BIOSFERA- Toda vida, seja ela animal ou vegetal, ocorre numa faixa denominada biosfera, que inclui a superfície da Terra, os rios, os lagos, mares e oceanos e parte da atmosfera. E a vida é só possível nessa faixa porque aí se encontram os gases necessários para as espécies terrestre e aquáticas: oxigênio e nitrogênio
Com esse resumo, vocês tem tudo para mandar bem no Enem! Continuem estudando e semana que vem tem