A leitura na educação infantil, como fonte de conhecimento
1. DADOS DE IDENTICAÇÃO
TÍTULO: A Leitura na Educação Infantil, como fonte de Conhecimento.
AUTORES: Jamile Sales Leão de Queiroz Andréa Rocha Saravalli Maguetas Maria Valéria Fanhani Barbosa Ericka Wania Delduque Valentim Maria Luiza Barbosa Telma Ferreira Souza Alonso
CURSO: Pedagogia
POLO: Catanduva – Parceiro COC
LINHA DE PESQUISA: Educação, Filosofia e Linguagem
2. JUSTIFICATIVA
O Presente projeto procura mostrar que a literatura como produz conhecimento. Isto acontece bastante cedo, pois, mesmo antes de iniciar o ensino formal, a maioria das crianças já teve contato com diversos textos literários: contos, mitos fábulas e lenda e já construiu interpretações e elaborações internas, próprias a seu mundo de fantasia. Tais interpretações propiciam a estas crianças um maior entendimento do mundo que a cerca, podendo até propor-lhes superação de dependências e carências, possibilitando reformulação de conceitos e a autonomia do pensamento. Isto acontece porque a literatura infantil apresenta importância fundamental no desenvolvimento cognitivo, psicológico e até mesmo psicomotor da criança.
Como confirma Bakhtin (1992), a literatura infantil é um instrumento motivador e desafiador, capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
Vigotsky (1992, p.128) também afirma que: “a imaginação é um momento totalmente necessário, inseparável do pensamento realista.” Assim sendo a literatura infantil, através do lúdico, ambiente natural do pensamento infantil, justifica-se por ter importante papel na inserção social da criança.
Este projeto pretende investigar como a literatura infantil desperta o mundo dos sonhos e da magia para as crianças e também o prazer de juntar as letras, de criar suas