o que deve ter um relatorio
MODELO DE RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
NOÇÕES GERAIS:
Tão importante quanto realizar a experiência proposta é a apresentação do Relatório TécnicoCientífico. Portanto, entre os objetivos desta disciplina está a introdução à redação do relatório científico. O relatório de atividades deve em primeiro lugar, retratar o que foi realmente realizado na experiência, sendo de fundamental importância a apresentação de um documento bem ordenado e de fácil leitura. Além disso, deve ser o mais sucinto possível e descrever as atividades experimentais realizadas, a base teórica dessas atividades, os resultados obtidos e sua discussão,além da citação da bibliografia consultada.
O relatório deve ser redigido de uma forma clara, precisa e lógica. Redijir sempre de forma impessoal, utilizando-se a voz passiva no tempo passado. Ex. a massa das amostras sólidas foi determinada utilizando-se uma balança.
Devem ser evitadas expressões informais ou termos que não sejam estritamente técnicos (Não utilizar em hipótese alguma adjetivos possessivos, como por exemplo,a minha reação, o meu banho, o meu qualquer coisa). É bastante recomendável, efetuar uma revisão do relatório, antes de o entregar, para retirar termos redundantes, clarificar pontos obscuros e retificar erros.
Uma atenção especial deve ser dada aos termos técnicos, resultados, fórmulas e expressões matemáticas. As ilustrações (tabelas, fórmulas, gráficos) deverão vir na seqüência mais adequada ao entendimento do texto e os seus títulos e legendas devem constar imediatamente abaixo.
CAPA
NOME DA ESCOLA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DISCIPLINA
TEMA DO RELATÓRIO
NOME COMPLETO DO ALUNO OU COMPONENTES DO GRUPO (POR ORDEM
ALFABÉTICA), NÚMERO E TURMA
TÓPICOS DE COMPOSIÇÃO:
1. Introdução / Objetivo
2. Fundamentação teórica
3. Material e Métodos
4. Resultados e discussão
5. Conclusão
6. Referências
1. INTRODUÇÃO/OBJETIVOS
Mostra, de forma clara, a finalidade do