O Que APR E AAF
A Análise Preliminar de Riscos (APR) é a análise, durante o desenvolvimento de um projeto, com a finalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão acontecer ao longo da sua operação.
A APR pode ser utilizada para novos processos, mas ela também é utilizada para atividades já correntes para que alguns riscos que tenham passados despercebidos sejam identificados.
O objetivo principal da APR é determinar os riscos e as medidas preventivas para melhorar as condições de trabalho do operário.
No estágio em que é aplicada pode ocorrer de existir ainda outros detalhes finais de projeto e, neste caso, a falta de informações quanto aos procedimentos será ainda maior, já que os mesmos são geralmente definidos posteriormente.
Na NR10 - Norma Regulamentadora que trata dos serviços no SEP - Sistema elétrico de potência (Sistema Elétrico). É previsto a aplicação da APR, quando da execução destes serviços.
A metodologia da APR consiste em duas etapas descrever todos os riscos e fazer a sua caracterização e então desenvolver medidas de controle e prevenção.
A primeira etapa consiste em identificar as causas, agentes, e efeitos, conseqüências, dos riscos. Isso é importante, pois é a partir dessa identificação que será possível criar medidas preventivas de segurança. Para escolher os riscos analisados será dada maior importância para aqueles que forem mais prejudiciais a saúde do trabalhador. Caso haja um risco no ambiente de trabalho este deve ser sanado antes de realizar a análise de risco.
Na segunda etapa há vários aspectos como: a revisão de problemas conhecidos, a determinação de riscos principais, revisão dos meios de eliminação ou controle de riscos e indicação de quem será responsável pela execução das ações corretivas e/ou preventivas. Na revisão de problemas conhecidos são usados outros sistemas já existentes para identificar os riscos. Na determinação de riscos principais são identificados os riscos mais pertinentes, ou seja, aqueles que possam