A Sociedade Brasileira Em Transi O Portifolio

4982 palavras 20 páginas
A Sociedade Brasileira em Transição

O Conceito de relações, da esfera puramente humana, guarda em si, como veremos, conotações de pluralidade, de transcendência, de criticidade, de conseqüência e de temporalidade. As relações que o homem trava no mundo, apresentam uma ordem tal de características que as distinguem totalmente dos puros contatos. É fundamental, contudo, partimos de que o homem, ser de relações e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo. Estar com o mundo resulta de sua abertura à realidade, que o faz ser o ente de relações que é.
A sua pluralidade não é só em face dos diferentes desafios que partem do seu contexto, mas em face de um mesmo desafio, no jogo constante de suas respostas, escolhe a melhor resposta, testa-se, age.
Nas relações que o homem estabelece com o mundo, há uma pluralidade na própria singularidade. Há também uma nota presente de criticidade. A captação de dados objetivos de sua realidade, como dos laços que prendem um dado a outro, um fato a outro, é crítica, reflexiva e não reflexa.
O homem, e somente ele, é capaz de transcender, sua transcendência, não é um dado apenas de sua qualidade”espiritual”. A sua transcendência está para nós, na raiz de sua finitude, do ser inacabado, cuja a plenitude é na ligação com seu Criador. Ligação que jamais será de dominação ou de domesticação, mas sempre de libertação. Exatamente porque, ser finito e indigente, o homem tem na transcendência, pelo amor, o retorna à sua fonte, que o liberta. No ato de discernir, porque existe e não só se vive, por outro lado da descoberta de sua temporalidade, ele começa a fazer quando varando o tempo de certa forma unidimensional, atinge o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã.
Um dos primeiros discernimentos, o “excesso” de tempo sobre qual vivia o homem das culturas iletradas prejudicava sua própria temporalidade. O homem existe no tempo, está dentro, está fora, herda, incorpora, modifica, porque não está preso a um tempo reduzido

Relacionados

  • Resumo de expectativas da educação étnico-racial
    203807 palavras | 816 páginas