O Que Alucina Es Novo
A alucinação é a percepção de algo que não existe objetivamente, é uma impressão subjetiva de que algo é real sem estímulo externo.
Tipos
Tudo que os cinco sentidos (audição, visão, tato, olfato e gustação) captam pode ser alucinado, sendo as mais frequentes as auditivas e visuais.
Alucinações auditivas: as mais comuns são vozes, e também conversas entre duas ou mais pessoas, muitas vezes comentando atos do paciente, eventualmente injuriando, elogiando ou comunicando informações fantásticas. Em geral o paciente interpreta essas vozes com vindo do além, de demônios, de Deus ou de inimigos e de pessoas queridas, ele acredita em tudo que ouve, muitas vezes realiza ações baseado no que acabou de escutar.
Alucinações visuais: podem ser de formato inespecífico, como raios, vultos, sombras, ou com formato bem delineado, como pessoas, animais, anjos, bruxas, demônios.
Eventualmente as alucinações podem formar uma cena completa, como por exemplo, ver uma pessoa sendo enterrada viva e desesperadamente querer ajuda-la, contar a seus parentes que alguém lhe passo por pensamento esta imagem. O paciente acredita em tudo o que vê.
As alucinações as alucinações tem grande variação individual, e estão vinculadas ao “caldo cultural” do paciente. Ninguém alucina com algo que não faça parte de sua experiência cultural.
Causas
Existem alucinações que acontecem em doenças psiquiátricas (como a esquizofrenia) e existe alucinações que acontecem em doenças orgânicas, como, por exemplo, na abstinência ao álcool, a outras drogas psicoativas, ou em distúrbios do metabolismo.
Entre as principais causas de alucinações estão:
Transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia e depressão psicótica
Doenças graves, AIDS, deficiência renal e tumores no cérebro.
Epilepsia
Delírio
Demência
Febre
Narcolepsia
Problemas sensoriais, como surdez ou cegueira
Estar sob efeito de drogas, ou estar em abstinência de drogas como álcool, cocaína, crack, maconha, heroína, LSD, anfetaminas,