O Psicologo no Brasil
Fernanda Martins Pereira é Psicóloga, mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia, curso de Extensão em Terapia Cognitivo-Comportamental pela UFRJ, certificação de Distinção em Conhecimento em Psicologia da Saúde pela Associação Latino-americana de Psicologia da Saúde (ALAPSA), professora convidada do Curso de Especialização em Psicologia Médica da UERJ, professora do curso "Teoria e Prática na Terapia Cognitivo-Comportamental" (Psicoclinica Cognitiva do RJ).
André Pereira Neto possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado em História - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1985), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e pós-doutorado em Sociologia da Saúde pela Universidade da Califórnia, San Francisco (2006). Foi Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) durante 20 anos. É pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública onde coordena o "Laboratório Internet, Saúde e Sociedade" (LAISS). É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, oferecido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz. Desenvolve pesquisa sobre o impacto da internet na relação médico-paciente e sobre avaliação de qualidade de informação em sites de saúde. É professor colaborador do curso de especialização em Gestão de Conhecimento oferecido pelo Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) da COPPE-UFRJ.
No primeiro capítulo os autores resumem o processo de profissionalização do psicólogo no Brasil, colocando de forma sintética os processos de evolução dessa profissão, suas dificuldades