O provisório e o transcendente
Professor eu faltei na ultima sexta e me falaram que o senhor, deu novas perguntas sobre o texto segue elas e as respectivas respostas:
1. Segundo o autor qual a função do trabalho para o ser humano?
Para o autor o trabalho tem como objetivo superar os limites impostos pela natureza ao homem.
2. Qual a importância da transcendência para o ser humano?
A transcendência em uma visão não religiosa é importante do ponto de vista de criar uma mudança “superar uma condição ou mentalidade”, por exemplo, nos procuramos estudar para transcender nossa situação financeira atual “que não é nosso caso rsrs” para uma melhor ou para crescermos intelectualmente nos tornando pessoas mais cultas.
3. Qual a principal razão para se afirmar que o ser humano esta imerso na provisoriedade?
Tudo neste mundo e ate quem sabe o próprio universo é provisório nada dura para sempre tudo é passageiro, quem dirá nos humanos na finitude de nossas pequenas vidas às vezes esquecemos isso, mas logo a vida nos lembra levando algo ou alguém que amamos e assim a morte se torna a principal razão que demonstra nossa provisoriedade.
4. O que significa dizer que o Ser Humano “se constitui como um ser de relações, e se encontra imerso na provisoriedade.”?
“se constituir um ser de relações...” Significa que o ser humano é um ser social e necessita interagir com os outros, “se encontra imerso na provisoriedade” que é a necessidade de sobreviver e dar um significado para sua vida na terra.
5. Segundo o autor qual o indicativo que o a transcendência é inerente ao Ser Humano?
“A autoconsciência que resulta do conjunto de suas atividades e conhecimentos”
6. “Em sua complexidade, a relação Humano-Transcendente é um caminho pontilhado de desencontros.” (p.35). Indique os 03 desencontros (equívocos) e quais suas consequências.
Domesticação do sagrado: perda da sua identidade humana, renegação da provisoriedade.
Formalismo: perda do