Custos de produção
Receita total- Montante que uma empresa recebe pela venda de sua produção.
Lucro= RECEITA TOTAL- CUSTO TOTAL
Produto marginal- o aumento da produção que resulta de uma unidade adicional de insumo.
A produtividade média é medida tomando o produto total e dividindo-se a quantidade do número de trabalhadores. Pm=PT/NT
PM=Prod. média PT=Produto total NT=numero de trabalhadores
Produtividade marginal é a quantidade de produção dos ganhos da companhia com uma unidade adicional de entrada ou, neste caso, por ter um trabalhador adicional executar a tarefa. Em alguns casos, a adição de um trabalhador extra nem sempre melhorar a produtividade. Se não houver trabalho suficiente para dar a volta ou não há espaço de trabalho suficiente para todos, a produtividade pode diminuir,como explica a lei dos rendimentos decrescentes.
Teoria da firma
A Teoria da Firma, ou Teoria de Empresa, foi um conceito criado pelo economista britânico Ronald Coase, em seu artigo The Nature of Firm, de 1937. Em administração e microeconomia, Firmas são organizações que produzem e vendem bens e serviços, que contratam e utilizam fatores de produção, que podem ser classificados em primárias ou secundárias.
Segundo essa teoria, as firmas trabalham com o lado da oferta de mercado, ou seja, com os produtos que vão oferecer aos consumidores, como bens e serviços produzidos. As firmas são de extrema importância para os mercados, pois reúnem o capital e o trabalho para realizar a produção e são as responsáveis por agregar valor às matérias-primas utilizadas nesse processo, com uso de tecnologia.
As empresas produzem conforme a demanda do mercado e a oferta é ajustada por aqueles que estão dispostos a consumir. A Teoria da Firma não tem como objetivo o interesse de definir a empresa do ponto de vista jurídico ou contábil. A empresa é vista com uma unidade técnica de produção, propriedade de indivíduos ou famílias que compram fatores de produção para produção de bens e serviços. CUSTOS