metafisica
RA: 1130081
TURMA B1
PORTFÓLIO
FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS
RONDONÓPOLIS-MT 31 DE AGOSTO DE 2014
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
ATIVIDADE 01 / RESUMO
A Metafísica significa algo como “o que está além da física” ou “o que está acima da física”. Aristóteles a chamou de Filosofia primeira, o estudo do Ser enquanto Ser. Ela investiga os fundamentos, os princípios e as causas e o ser intimo de todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são. A metafísica se caracteriza com três períodos, sendo eles:
1) O período que vai de Platão e Aristóteles (séculos IV e III A.C.) até David Hume (século XVIII D.C.): a metafísica é um conhecimento puramente intelectual e sistemático da realidade em si – aquilo que é ou existe. Ela opera com a distinção fundamental entre ser e parecer, ou realidade e aparência.
2) O período que vai de Kant ( século XVIII) até a fenomenologia de Russel ( século XX): nele demonstra-se a incapacidade de se conhecer a realidade em si das coisas. A metafísica torna-se conhecimento de nossa própria capacidade de conhecer.
3) A metafísica ou ontologia contemporânea, a partir dos anos 1920 do século XX: o objetivo da metafisica passa a ser relação originária mundo-homem. Ela investiga o sentido e estrutura dos seres, fornece uma descrição das estruturas do mundo e do nosso pensamento, investiga a relação entre existências e essência dos seres e o modo como aparecem para nossa consciência. Inicialmente a palavra metafisica foi empregada para referir-se ao lugar ocupado pelos tratados sobre a filosofia primeira, que era posterior ao dos tratados de física ( apalavra meta, em grego significa o que está além de, o que está acima de, o que vem depois).Porém, ao definir a Filosofia Primeira, Aristóteles também afirmou que ela estuda os primeiros princípios e as causas primeiras de todos seres ou de todas as essências, estudo que deve vir