O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual (resumo)
Introdução
Um projeto é fruto do trabalho vivo do pesquisador. Para isso, ele vai precisar articular informações e conhecimentos disponíveis, usar certas tecnologias, empregar sua imaginação e emprestar seu corpo ao esforço de realizar a tarefa. O projeto é construído artesanalmente por um artífice através do trabalho intelectual, onde se constitui de múltiplos esforços intelectuais que se contrapõem e se complementam.
Dimensões de um projeto de pesquisa
Quando escrevemos um projeto científico, estamos abordando a realidade por um objeto construído (uma versão do real a partir de uma leitura orientada por conceitos operadores; é resultado de um processo de objetivação teórico-conceitual de certos aspectos ou relações existentes no real) e não por objeto percebido (aquele que se apresentada aos nossos sentidos pela forma de imagens, é o que vemos e sentimos e que, na maioria das vezes, se apresentada como “real”, natural e transparente) e nem objeto real (totalidade das relações da existência social).
A elaboração de um projeto científico, lida com pelo menos três dimensões que estão interligadas: a dimensão técnica que trata das regras reconhecidas como científicas para a construção de um projeto, a dimensão ideológica que se relaciona às escolhas do pesquisador e a dimensão científica que se articula com as duas dimensões anteriores. A pesquisa científica busca ultrapassar o senso comum, o método científico permite que a realidade social seja reconstruída enquanto objeto do conhecimento através de um processo categorização (possuidor de características específicas) que une dialeticamente o teórico e o empírico.
Os propósitos e a trajetória de elaboração de um projeto de pesquisa
Um projeto de pesquisa tem a função de nos esclarece a questão que estamos propondo a investigar, as definições teóricas de suporte e as estratégias do estudo que utilizaremos; também ajuda a mapear um