Filme preciosa
Ao longo da retratação do filme percebemos a triste vida dessa adolescente, que sofria de baixo auto estima devido a sua aparência, vivia com sua desequilibrada mãe que a agredia com freqüência e que se mantinha apenas com benefícios do estado sendo esses benefícios de sua neta, primeira filha de Preciosa que era portadora da síndrome de down. Preciosa foi expulsa da escola por estar grávida da sua segunda gestação, e em cada relato descobrimos que o fruto de todas as gestações fora concebida de seu próprio pai, pois sofria abusos sexuais desde os seus três anos de idade por negligencia de sua mãe. Podemos assim perceber o motivo do tratamento brutal de mãe pra filha, pois sua mãe acreditava que Preciosa sempre foi concorrente nas relações sexuais com o pai, tratando-a de maneira doentia e indiferente.
Assim que a adolescente foi expulsa da escola, foi matriculada em uma escola ’’ alternativa’’ que tem um apoio fundamental de sua professora, além do aprendizado, ela teve a oportunidade de pensar e apropriar-se de sua realidade. Esse suporte foi fundamental para
Preciosa para reorientar a historia de sua vida, dando-lhe meios necessários para enfrentar uma triste vida.
Logo após Preciosa se depara com a noticia que seu pai veio falecer, pois era portador do vírus da AIDS, vindo a contaminála também. Tendo assim que conviver com a triste realidade de sua vida, de abusos sexuais, analfabetismo, desemprego, baixo auto-estima, abandono da sociedade, da família, do estado mãe de dois filhos e portadora do vírus da AIDS, podemos perceber ao longo do filme como Preciosa é resiliente para enfrentar coisas tão dramáticas e que mesmo assim tinha sonhos e vontade de ser uma pessoa melhor.
Podemos tirar a conclusão que este filme é uma