Filme - Preciosa
O primeiro filho de Preciosa, é uma criança que tem Síndrome de Down, e é chamado de Mongo, pura forma de discriminação e desrespeito que a avó, mãe de sua mãe, faz questão de deixar explícito.
Apesar de não ter o carinho e amor de sua mãe, e ser abusada sexualmente do pai, esse que é o pai de seus próprios netos, Preciosa tem como válvula de escape os seus sonhos. Ela se vê como uma garota branca, linda, magra, e que é amada por todos á sua volta. Sonha também, por vezes, sendo famosa e ganhando prémios, vestindo belos vestidos e sorrindo sem parar para todos os fotógrafos que ali lhe prestigiam.
A adolescente é enviada para uma Escola Alternativa, para pessoas que precisam de uma educação um pouco mais especial, com mais atenção. Lá, ela conhece pessoas que lhe ajudam, pouco a pouco, a tornar seus sonhos mais reais, não de ser famosa ou uma garota branca, mas que ela possa ser a dona da vida dela e que ela tenha força para correr atrás da própria felicidade, e não depender dos outros para tal ato.
Esse longa retrata a vida de uma menina com uma vida totalmente sem luz, imersa na escuridão do preconceito, da dor, da pobreza, dos abusos físicos e psicológicos, da discriminação, da solidão, da falta de perspectiva para um futuro melhor.
Apesar de tudo de ruim que lhe aconteceu, e ficar em silêncio por muito tempo, Preciosa começa a ter ciência que tudo pode mudar, que sua vida e a dos seus dois filhos pode melhorar, e melhora. As mudanças vem aos poucos. Com quedas durante o caminho. Mas que no fim faz de uma pessoa sem perspectiva