Filme preciosa
Além de ser negra, obesa, e ser semi-analfabeta, Preciosa conviveu desde o inicio de sua vida com os maus-tratos da mãe e os abusos sexuais do pai, que lhe geraram dois filhos, um deles com Sindrome de Down. Para piorar, ao longo do filme, a personagem descobre que seu próprio pai infectou-a com o vírus HIV durante as relações que mantinha com ela.
2– Quais são os principais problemas que enfreta?
Racismo, falta de amor e apoio da família, preconceito.
A chave para compreende esse lado do filme reside, em minha opinião, na trajetória escolar de Preciosa e no conflito com sua mãe deflagra com o serviço de Assistência Social dos Estados Unidos.
3 – Dos problemas que fazem parte da vida de Preciosa, qual é aquele que mais lhe sensibiliza toca fundo e lhe chama a atenção, porque?
Falta de amor e apoio da família, pois a família é a base de tudo. Os problemas como obesidade, por ser negra e semi-alfabeta se tivesse esta base (família) seria muito mais fácil enfrenta-los.
Preciosa é apresentada como analfabeta por conta da péssima qualidade desse serviço: salas cheias e alunos quem não respeitam o professor e fazem bullings criam um ambiente no qual a personagem principal não consegue nem ao menos se expressar. Dentro dessa estrutura opressora, Preciosa vive isolada e não é capaz de desenvolver qualquer habilidade.
4 – Que relação podemos estabelecer entre as caracteristicas de Preciosa e Estética.
Não há relação entre a Estética e Preciosa, ela é todo o oposto que a sociedade prega. Ser branca, (olhos e cabelos claros) e magra, onde Precisa é negra e obesa.
5 – Como você vê na relação entre Preciosa e sua mãe como isto reflete em sua auto imagem e auto-estima?
Era maltrata pela mãe, que a chamava de burra, dizia que desde o momento em que a pegou nos braços sabia que ela não servia para nada, que não conseguiria aprender nada. Dizia que ela não poderia confiar em ninguém. Ou seja,