Depressão
A depressão parece em um olhar apressado uma doença do século XX, onde as pessoas por um determinado motivo ou conjugação de fatores perdem o interesse por quase tudo: amigos, vida espiritual, trabalho, família,etc. Entre os sintomas clássicos da depressão encontram-se: tristeza profunda; dificuldade para ação e reação; fadiga geral; visão negativa de si mesmo; perda de espontaneidade , apetite e sono e dificuldade de concentração. Entretanto, quando aprofundamos o nosso olhar nas páginas da Bíblia podemos perceber que alguns dos seus personagens apresentam alguns desses sintomas tais como: Jó, Moisés, Jonas, Pedro.
A Bíblia deixa claro que os homens e mulheres que fazem parte de sua história são reais, de carne e osso e, assim, suscetíveis a todos os problemas. Porém o diferencial desses personagens é que o seu desespero momentâneo é vencido pela esperança e fé que eles tem em Deus, o que gera a certeza de que se os nossos sonhos pessoais não se realizam na Terra, teremos vida plena nos céus. (Mt 5:12; Rm 15:13)
I – Causas da Depressão
Temos que entender que o cristão também é passível de ter depressão e, isso não necessariamente é por causa do pecado ou de ataques diabólicos, também é verdade que toda depressão seja causada por autopiedade, ou que todos os estados depressivos são curados por exercícios espirituais.
Os crentes como todo mundo estão sujeitos a essa doença (Sl 42:3-6, 11; 2 Co 1:8) que pode ter causas variadas: 1. Causas Físicas:
Privação de sono, falta de exercícios, efeitos colaterais de determinados medicamentos, dietas impróprias. Logo, mais uma razão de cuidarmos bem de nosso corpo, mente e espírito (1 Co 3:16)
2. Causas pisicológicas: a) Causas ligadas à própria vida e à família; b) Estresse e perdas importantes; c) Desespero diante da impotência; d) Pensamentos negativos; e) Ira não tratada; f) Pecado e culpa II – Os efeitos da depressão a) Sentimento de incapacidade,