O projeto de pesquisa como exercício cientifico e artesanato intelectual
O PROJETO DE PESQUISA COMO EXERCÍCIO CIENTIFICO
E ARTESANATO INTELECTUAL
1) Introdução Um projeto é fruto do trabalho vivo do pesquisador. Para isso, ele vai precisar articular informações e conhecimentos disponíveis, usar certas tecnologias, empregar sua imaginação e emprestar seu corpo ao esforço de realizar a tarefa.
2) Dimensões de um projeto de pesquisa
Ao elaborarmos um projeto cientifico estaremos lidando, ao mesmo tempo, com pelo menos três dimensões importantes que estão interligadas. * A dimensão técnica, que trata das regras reconhecidas como cientifica para a construção de um projeto, isto é, como definir um objeto, como abordá-lo e como escolher os instrumentos mais adequados para a investigação. * A dimensão ideológica, se relaciona às escolhas do pesquisador. Quando definimos o que pesquisar, a partir de que base teórica e como pesquisar estamos fazendo escolhas que são, mesmo em ultima instância, ideológicas. * A dimensão cientifica de um projeto de pesquisa articula estas duas dimensões anteriores.
A pesquisa cientifica busca ultrapassar o senso comum através do método cientifico.
Estaremos dando ênfase à dimensão técnica na questão da construção de um projeto, entendendo que dominar a técnica é também viabilizar a produção do conhecimento.
3) Os propósitos e a trajetória de elaboração de um projeto de pesquisa
Considerando-se os vários ciclos de uma pesquisa, esta etapa é reconhecida como a fase exploratória, que compreende de varias fases da construção de uma trajetória de investigação, tais como: a) Escolha do tópico de investigação; b) Delimitação do objeto; c) Definição dos objetivos; d) Construção do marco teórico conceitual; e) Seleção dos instrumentos de construção/ coleta de dados; f) Exploração de campo.
Importante lembrar que a fase exploratória conduzida de maneira precária trará grandes dificuldades à investigação como um todo.
4)