o professor em busca de novos caminhos
A educação capacita o indivíduo com o conhecimento, habilidades e a confiança que precisam para construir um futuro melhor, mostrando cada vez mais a sua importância. O saber, ter conhecimento, hoje em dia, se torna um grande diferencial entre as pessoas, alcançando assim o prestígio e o reconhecimento diante dessa sociedade cada vez mais exigente e competitiva.
2 DESENVOLVIMENTO
A escola é um dos ambientes favoráveis para adquirir a educação, visando a assimilação e reconstrução da cultura. As crianças e os jovens vão à escola para aprender e internalizar os meios cognitivos de compreender o mundo e transformá-lo.
O mediador principal é o professor, que tem como papel, “planejar, selecionar e organizar os conteúdos, programar tarefas, criar condições de estudo dentro da classe, incentivar os alunos, ou seja, o professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos a fim de que estes se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.” (LIBÂNEO,2001)
O papel e atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado. Antigamente na Grécia, o professor não tinha seu valor reconhecido, eram tratados como escravos, um acompanhante das crianças, não tinham remuneração própria da profissão. O estudo era normalmente lido e repassado para os alunos sem reflexão ou visão crítica do conteúdo. O professor depositava em seus alunos aquilo que havia aprendido e estudado, de maneira rígida e severa, sem direito a questionamentos. Não havia sedes escolares apropriadas e construídas para a educação, as escolas funcionavam geralmente nas casas dos professores. As crianças começavam sua vida escolar aos sete anos de idade, não tinha a educação infantil, ingressavam direto na primeira série analfabetos. Requisitos de avaliação eram rígidos e com reprovações sem chance a novas tentativas.
Hoje o professor pode e