O essencial da didática e o trabalho do professor- em busca de novos caminhos
Desde os primórdios a forma de educar tem um papel decisivo na vida do ser humano, seja para o tornar um ser passivo ou reflexivo. O texto “O essencial da didática e o trabalho do professor- em busca de novos caminhos” trabalha de maneira sucinta a importância da didática com seus conteúdos e procedimentos englobando conhecimentos nas aéreas de psicologia, filosofia entre outras áreas, afim de refletir sobre o ato e a forma de aprender.
O professor vem como agente transformador desse processo ensino aprendizagem, tendo como principal objetivo a formação das gerações e para os padrões da sociedades, tornando-os seres reflexivos e autodidatas.
O essencial da didática e o trabalho do professor- em busca de novos caminhos
O processo de aprendizagem engloba a relação de ensinar e aprender. É um fenômeno encontrado em qualquer sociedade e nos seus grupos sociais. A educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para o crescimento do indivíduo ou da sociedade, ela acontece nos espaços escolarizados e dá-se de forma intencional e com objetivos determinados.
Segundo José Carlos Libâneo todo professor tem a intenção de que seus docentes aprendam da melhor forma possível, mesmo que eles não planejem, que faltem recursos ou formação acadêmica, todos desejam que seus alunos aprendam e se desenvolvam plenamente.
Para ele existem diversos tipos de professores no ensino fundamental, trabalhando em seu texto “O essencial da didática e o trabalho do professor em busca de novos caminhos” somente com dois tipos de professores o tradicional e o progressista.
Na educação tradicional o professor contenta-se em apenas transmitir conteúdos disponíveis no livro didático, aulas repetitivas e sem criatividade torna-se rotina dentro da sala de aula.Trabalha-se com uma aprendizagem mecânica onde o aluno é visto como uma folha de papel em branco que deverá ser preenchida por conteúdos vazios e fora de sua realidade, relação feita pelo domínio do