O processo hist rico da gin stica e seus m todos
O que proporcionou o aparecimento da Ginástica e a sua evolução ocorreu por causa de vários acontecimentos históricos, com isso inúmeros métodos ginásticos foram se desenvolvendo. E apesar de a Ginástica ser considerada um dos conteúdos propostos para serem desenvolvidos na escola, nota-se que é pouco difundida nas aulas de educação física por vários motivos. No entanto, é importante compreender que a Ginástica faz parte da nossa história, e que segundo Paoliello(1996), citado por Toledo e Desiderio(2013), refere-se “a todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variavam desde as atividades necessárias à sobrevivência...”, pois todas as atividades dos primitivos dependiam do movimento. Segundo Soares (1994, p.64)
A partir do ano de 1800 vão surgindo na Europa, em diferentes regiões, formas distintas de encarar os exercícios físicos. Essas formas receberão o nome de métodos ginásticos (ou escolas) e correspondem, respectivamente, aos quatro países que deram origem às primeiras sistematizações sobre a ginástica nas sociedades burguesas: a Alemanha, a Suécia, a França e a Inglaterra (que teve um caráter muito particular, desenvolvendo de modo mais acentuado o esporte). Essas mesmas sistematizações serão transplantadas para outros países fora do continente europeu.
Ou seja, somente no começo do século XIX, a ginástica está mais ligada à prática do exercício físico o qual pode desempenhar importantes funções na área da saúde, medicina, social, lazer, psicológico entre outros. Ou seja, a realidade social de hoje é resultado de um conjunto de ações, que processualmente foi transformando a forma de ser e de viver dos seres humanos e construindo uma nova cultura corporal de movimento. O hoje é conseqüência do ontem e influenciará o amanhã, em todos os aspectos inclusive o porquê, quando e como se movimentar; onde e de que forma praticar ginástica (GAIO; GÓIS). Sabe-se que na Grécia antiga, “a ginástica