QUESTAO 3 COMPOSTAGEM
Qual o tempo da compostagem?
O tempo para decomposição da matéria orgânica depende de vários fatores.
-Quanto maior for o controle das condições da temperatura e umidade mais rápido será o processo.
-Se as necessidades nutricionais da pilha ou leira forem satisfatórias, os materiais adicionados de pequenas dimensões, mantida a umidade adequada e a pilha revolvida todas as semanas.
O composto será estabilizado dentro de 30 a 60 dias, e curado entre 90 a 120 dias.
Após este período estará pronto para ser utilizado.
O composto está pronto quando não ocorre perda de água, é de cor escura, está solto e com cheiro de terra. Quando esfregar o composto entre as mãos elas não se sujam. Vermicompostagem (minhocário);
Qual o tempo da compostagem?
Para as minhocas digerirem os resíduos em menos tempo, corte ou triture-os antes de colocá-los na composteira.
Sugerimos que cada caixa seja completada em aproximadamente 30 dias. Neste período, as minhocas processarão os resíduos orgânicos da caixa do meio transformando-os em adubo.
Quando a caixa de cima encher novamente, será o momento de trocá-la de lugar com a caixa do meio, e o adubo desta deverá ser retirado para abrir espaço para os próximos resíduos orgânicos que serão inseridos na composteira. Havendo alimento nas caixas, as minhocas sobrevivem por até 3 meses sem novas introduções de alimentos. Se precisar viajar, não se preocupe! Compostagem seca acelerada (biodigestor);
Qual o tempo da compostagem?
A proposta de implantação de uma unidade de compostagem com aeração forçada propicia a transformação dos resíduos orgânicos em um composto com valor agregado em um tempo médio de aproximadamente 40 dias, redução no tempo de compostagem, de 120 dias para 40 dias, enquanto os demais estão sujeitos às variações climáticas. dinâmico/rápido: é o processo acelerado da compostagem, onde são oferecidas condições especiais, tais como: adição de enzimas, aeração forçada ou mesmo revolvimento mecânico.