O Processo de Urbanização na America Latina
Com quase 80% de sua população vivendo em cidades, a América Latina é uma das regiões mais urbanizadas do mundo e vive profundas mudanças, como a redução do crescimento demográfico e praticamente o fim da migração campo-cidade --responsável pelo "boom" da urbanização ocorrido até os anos 90.
OS FATORES DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA AMÉRICA LATINA:
•desenvolvimento da atividade industrial, a exploração do ocorrido em países como Brasil, México, Argentina, que gerou muitos postos de trabalho nas fabricas, no comércio e nos setores de serviços, atraindo mão-de-obra para as cidades
•As modernizações do campo, Difíceis condições de vida no campo e a maior possibilidade de trabalho nas áreas urbanas fez com que milhares de postos de trabalhos se extinguissem levando os camponeses a irem buscar trabalho nas cidades.
•Além disso, a urbanização dos paises latino-americanos deve-se, também, ao próprio crescimento natural da população urbana.A América latina é a mais urbanizada das regiões subdesenvolvidas, pois sua taxa media de urbanização encontra-se em torno de 76%, bem maior que a da Ásia e a África, de 38%.
A URBANIZAÇÃO EXCLUDENTE:
Podemos afirmar que a urbanização na América Latina foi excludente, ou seja,uma grande parte da população não teve acesso à moradia adequada e nem aos serviços urbanos mais essenciais, como saneamento básico, segurança e coleta de lixo, formou-se uma nítida desigualdade social no meio urbano. Desse modo, apresentam-se, de um lado, as áreas dotadas de ampla infra-estrutura e melhores serviços e os bairros mais carentes. Os exemplos que podemos citar são os barracos de favela, no Haiti e os camelôs vendendo objetos usados, em Santiago, no Chile.
CONSEQÜÊNCIA DA URBANIZAÇAO NA AMERICA LATINA:
Como conseqüência um grande numero de trabalhadores passou a fazer parte do chamado setor informal da economia, exercendo atividades que não possuem assinatura da carteira de