O processo de trabalho e gestão nas equipes de Saúde da Família
Slide 1:
“Para Krug (2006), processo de trabalho é definido como a atividade voltada para a produção de valores de uso com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas, independente das formas sociais que assumam e das relações sociais de produção”.
Trabalho em saúde:
O trabalho em saúde é um trabalho essencial para a vida humana e é parte do setor de serviços. É um trabalho da esfera da produção não material, que se completa no ato de sua realização.
Slide 2:
Os profissionais da saúde apresentaram dificuldades em fazer e/ou publicizar suas análises críticas em relação à gestão da saúde no município, aparecendo receios e nuances das representações de subordinação hierárquica as quais se mantêm.
Essa concepção de subordinação hierárquica se contrapõe à concepção apresentada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)
Slide 3:
1-engrenagem operacional do SUS.
2-jogos políticos.
3-troca de gestor.
Slide 4:
Sobre as condições de trabalho, destacaram alguns aspectos relacionados à capacitação profissional, pois as respostas indicaram que há pouca ou nenhuma capacitação; o que ocorre são reuniões na Coordenadoria de Saúde para troca de experiências.
Algumas perguntas feitas para avaliar as condições :
(a) você usaria esse serviço de saúde ou indicaria para um familiar ou amigo?
Quando questionados se utilizariam o serviço de saúde, dezessete profissionais de saúde responderam que positivamente, por terem confiança nos profissionais e no trabalho em equipe e por considerar o serviço bem estruturado. Outros enfatizaram que utilizariam especificamente o serviço da unidade em que atuam.
Side 5:
(b) sobre a qualidade do serviço prestado:
Sobre a qualidade do serviço prestado, dezesseis entrevistados avaliaram como boa. Alguns apontaram aspectos que comprometem a qualidade do mesmo, como a falta de medicação, fragilidades na estrutura física e de equipamentos da