Saúde Comunitária
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
PSICOLOGIA – 1º SEMESTRE
DISCIPLINA – SAÚDE COMUNITÁRIA
ACADÊMICA – ROSELENE FATIMA BERTOLDI
NOVEMBRO, 2013
1- Qual o conceito de Atenção Básica?
A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.
2- Faça uma síntese dos fundamentos e diretrizes da Atenção Básica.
A Atenção Básica tem como fundamentos e diretrizes:
I - ter território unido, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais.
II - possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde.
III - inscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população inscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado.
IV - Coordenar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins e à ampliação da autonomia dos usuários e coletividades; trabalhando de forma multiprofissional, interdisciplinar e em equipe; realizando a gestão do cuidado integral do usuário e coordenando-o no conjunto da rede de atenção.
V - estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do