O processo de intervenção numa equipe desportiva: Agressividade.
CURSO DE PSICOLOGIA - 7º PERÍODO- MATUTINO.
MERIELE SILVESTRE DA ROCHA MELO.
O PROCESSO DE INTERVENÇÃO NUMA EQUIPE ESPORTIVA: A AGRESSIVIDADE
NATAL/RN
MAIO DE 2014.
MERIELE SILVESTRE DA ROCHA MELO.
O PROCESSO DE INTERVENÇÃO NUMA EQUIPE ESPORTIVA: A AGRESSIVIDADE
Projeto de Pesquisa em Psicologia, apresentado à disciplina, para obtenção de nota, no curso de graduação de Psicologia, do Centro Universitário Facex - Unifacex.
Orientadora: Andreína Moura.
NATAL/RN
MAIO DE 2014.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho acadêmico, referente à disciplina Projeto de Pesquisa em Psicologia reporta a uma pesquisa de campo e apresenta um estudo observacional, que reflete a preocupação sob os impactos da agressividade na oficina de handebol; cujo objeto de estudo está relacionado ao comportamento obtido na mesma. Esta é composta por um grupo de 18 crianças e adolescentes do sexo feminino, com idades entre 09 e 14 anos. No entanto, o processo de intervenção numa equipe esportiva é o tema escolhido, cujo foco está delimitado na agressão dentro do esporte. O presente trabalho foi desenvolvido dentro de três encontros com as alunas do Programa Mais Educação, assistido pela Escola Municipal Potiguar Cavalcanti. Localiza-se no município de São Gonçalo do Amarante-RN. A mesma consiste em diversas oficinas, sendo foco de estudo a desportiva na modalidade de handebol feminino. O Programa visa fomentar uma educação integral de crianças, jovens e adolescentes por meio do apoio a atividades socioeducativas no contra turno escolar.
A pesquisa apresenta uma problemática que anseia nas atletas de formas diversificada, sendo necessária uma intervenção nesta mesma que segue o percurso em avaliar o grupo na escola de rede pública onde possivelmente já tenha sido foco nos estudos em rede privada. Os objetivos desta pesquisa têm caráter