vida
SEMESTRE 2014.1
ALUNO: ANDERSON RODRIGUES VAZ
ROTEIRO DE ESTUDO DE TEXTO
(ATIVIDADE AVALIATIVA PARCIAL /1ª UNIDADE)
Questões
1. Elabore um quadro síntese dos principais modelos explicativos do processo saúde-doença, destacando suas respectivas características e referências sócio-históricas.
R: Segundo Batistella os principais modelos explicativos são: as interpretações mágico-religiosas, modelo hipocrático, a unicausalidade, explicação multicausal, a produção social da saúde e da doença.
As interpretações mágico-religiosas, foram as primeiras tentativas utilizadas pelo homem para lidar com o fenômeno adoecimento - morte e ainda são muito utilizadas na atualidade, apesar do desenvolvimento científico, o advento da medicina nuclear não pôs fim a esta formas de interpretação da realidade.
As benzedeiras, os curandeiros, a benção dada pelo mais antigo na família ao mais novo, na relação do avô com seu neto, são exemplos desta modalidade explicativa do processo saúde doença. Está carregado de valores subjetivos que geralmente faz muito sentido para quem compartilha os mesmos referenciais culturais.
O modelo hipocrático merece destaque, pois ele foi dominante ao longo de milhares de anos, só sendo definitivamente contestado no Renascimento, quando começou a ser desenvolvido os primeiros estudos de anatomia humana.
Hipócrates procurou entender a relação do homem com a natureza, afirmando que os hábitos do humano poderiam contribuir para manutenção de sua saúde ou provocar seu adoecimento. De uma certa forma ele incutiu nos governantes a necessidade de se realizar um planejamento para se cuidar da saúde do ser humano, sem interferência de forças sobrenaturais, contribuindo para a manutenção da saúde na cidade.
Promoveu portanto, mesmo que