o processo de gerenciamento no varejo: atuando no setor supermercadista
ATUANDO NO SETOR SUPERMERCADISTA. Iara Aparecida Ribeiro1 Magno Pinheiro de Almeida2
RESUMO
O presente trabalho foi realizado na importância de demonstrar os devidos fins gerenciais.
Não foi realizada pesquisa de campo. As informações aqui contidas são todas de livros consultados.
Sobre qual é o papel de um gerente dentro de uma empresa, neste trabalho foi citado como exemplo os supermercados, mas ao certo estes comportamentos que aqui são apresentados são padrão e devem ser “seguidos” dentro de qualquer empresa.
Pois para ser um bom líder/gerente é necessário ter uma boa comunicação, saber se expressar e lidar também com as dificuldades e conflitos que surgem, envolvendo ele mesmo ou seus funcionários, mas o mesmo deve evitar ter conflitos, pois é ele quem é o controlador, planejador o dirigente e o organizador dentro da empresa.
Sem falar que há vários estilos de liderança dependendo da personalidade de cada um.
Este trabalho foi desenvolvido para deixar o leitor a par das funções de um gestor, sobre seu processo liderança dentro de uma organização, onde podem ser identificados pontos positivos e pontos negativos de um gestor, ou seja, o que um gestor pode ou não fazer dentro de uma empresa, tendo foco especial no que ele deve fazer diante de sua equipe. Sem falar da força da comunicação que ela exerce sobre as pessoas tanto para o lado positivo o qual deve ser usado como também para o lado negativo.
Palavras chaves: supermercado, gerenciamento, liderança, comunicação
_______________________________________________________________
1: Acadêmica do curso de administração turma 2013 a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de aquidauana.
2: Orientador Professor de Metodologia de Pesquisa Cientifica do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campos de Aquidauana; mestrando em Letras pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul –