O principe
[pic]
Nicolau Maquiavel
“Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos” (MAQUIAVEL, 1997).
BREVE COMENTÁRIO SOBRE A OBRA
Em “O Príncipe”, Maquiavel mostra de maneira detalhista o que, em sua opinião, é fundamental para um líder comandar, conquistar e administrar seu Estado evitando, por exemplo, revoltas e manifestações que podem levar o governo de um Estado a entrar em colapso. Maquiavel nos mostra, também, que possuía a idéia de que realmente os fins justificam os meios para se manter o Estado em ordem. Lembrando que esta obra fora escrita em 1513 e é tida como referência nos dias atuais, e passa com muita sapiência as experiências vividas à época para muitos, assombrosas, para Maquiavel nada mas que a verdade nua e crua dos bastidores do mundo político. Criando assim um verdadeiro "manual da política".
VIDA E OBRA
Nicolau Maquiavel nasceu em Florença em 03 de Maio de 1469, e morreu em 20 de Junho de 1527. Numa Itália “esplendorosa mais infeliz”. Seu pai, advogado como um típico renascentista era um estudioso das humanidades, tendo se empenhado em transmitir uma aprimorada educação clássica para seu filho. Maquiavel aos 12 anos já escrevia no melhor estilo e, em latim.
Ocupa seu primeiro cargo na vida pública em 1498, com 29 anos, onde passou a ocupar a segunda chancelaria, era, então, o que chamaríamos de burocrata de 1º escalão. Seu título, secretário, Cumpriu várias missões, tanto fora da Itália como internamente, destacando sua diligência em instituir uma milícia nacional.
Maquiavel casou - se em 1502, com Marietta Di Luigi Corsini, com quem teve quatro filhos e duas filhas.
Com a queda de Soverine, em 1527, a