O principe
Há aproximadamente quatro séculos Nicolau começou a apresentar suas idéias sobre governos e seus governantes e é incrível como suas teses auxiliam até os dias de hoje os '' poderosos '' . Para ele '' o homem é naturalmente mau ''.
Em '' O PRINCIPE '' Maquiavel dá lições aos principes de como manter se no poder e por fim acaba ensinando muito mais ao povo . Sua obra trata de guiar o principe , mostrando lhe os atos necessários e desnecessários de um bom governante .
Suas teses sāo dadas de acordo com os tipos de principados e seus principes , de que forma o principe ascendeu ao poder e como deve conserva lo . Entendendo muito sobre os pensamentos do homem , ele nos apresenta as dificuldades e resoluções e é visivelmente realista .
O livro é composto por vinte e seis capítulos e em cada capítulo aprendesse uma liçāo , separei as que ao meu ver sāo as mais importantes e as comentarei de capítulo em capítulo , observando que nāo citarei todos os capítulos e sim os que julgo mais importantes .
III - De principatibus Mixtis
1 > Perder pela primeira vez o poder , tomasse experiência para reconquistá lo e sabedoria para nāo perdê lo denovo .
2 > Quando os povos têm algo em comum mesmo sendo de nações diferentes , eles se identificam. A questāo de falar a mesma lingua nāo se diz só ao idioma mas também aos costumes . Exemplo : quando alguém nāo está acostumado com liberdade , ele nāo tem conhecimento sobre tal e portanto nāo vê diferença entre tê la ou nāo .
3 > É necessário que o governante mantenha perto do que acaba de conquistar , para que tenha a confiança de seu novo povo e quando se perceba pertubações resolva logo para que nāo