O principe - maquiavel
Existe ou já existiram duas formas de Estado, República ou Principado. O principado pode ser hereditário, quando por sucessão (o poder mantido em uma mesma família), ou principado novo, quando um novo membro governa (um membro fora da família real). Estes Estados são conquistados por guerra ou por sorte.
II - Dos principados hereditários.
A preocupação neste capítulo é apenas em descrever como se conquista e se sustenta um principado hereditário, o poder se mantém em uma mesma família, assim a dificuldade de governar é menor, pois já se conhece a melhor maneira de conduzir o Estado.
III - Dos Principados mistos
Estados conquistado e anexado a um Estado antigo, se forem da mesma língua, são facilmente sujeitos. Basta fazer desaparecer a linha do príncipe que o dominava, pois mantendo-se na condição das coisas antigas os homens vivem calmamente. Então o conquistador, para mantê-los, deve ter duas regras: 1) fazer extinguir o sangue do príncipe anterior; 2) não alterar as leis nem os impostos. Desta forma se terá a união ao antigo Estado num período muito breve. Quando se conquista uma província de língua diferente e costumes diferentes começam então as dificuldades, sendo necessária uma grande habilidade e boa sorte para conservá-la. Com esta atitude os súditos ficarão satisfeitos e os ataques externos serão mais custosos, e assim o príncipe dificilmente perderá essa província...Conclui-se então que:
IV - Porque razão o reino de Dário, ocupado por Alexandre, não se rebelou contra os sucessores deste.
Analisando a forma de governar da Turquia e da França, no mesmo período em que Alexandre Magno conquistou a Ásia, fica fácil entender como não houve rebelião contra os sucessores de Dário. A monarquia Turca é dirigida por um senhor e seus servidores, que recebem províncias para administrar, ( O que dificulta uma invasão, já que os invasores têm que se preocupar com os servidores do