O principe de maquiavel
O Príncipe
Maquiavelli, Nicollo
Editora: L&PM POCKET. N°110.
Nicolau Maquiavel nasceu no ano de 1469, na cidade de Florença, filho de advogado e pertencente a uma família de destaque, era um dos mais famosos e conhecidos filósofos políticos.
Ele inicia a obra com um breve prefácio, em seguida uma dedicatória a Lorenzo de Medici ao qual destina o livro, o livro é composto de vinte e seis capítulos, nos quais ele descreve a melhor maneira de um príncipe agir para se manter no poder, mediante as adversidades de um governo.
Capitulo I: De quantas espécies são os principados e de que modos se adquirem.
O autor parte para uma serie de definições sobre os principados. Maquiavel define Estado como todos os governos que tiveram e têm autoridade sobre os homens, sendo ou não republicas ou principados, fala dos hereditários e dos mistos, hereditários porque tinha uma linhagem sanguínea nobre já há longo tempo. E dos mistos, no caso de territórios anexados a um Estado hereditário.
Capitulo II: Dos principados Hereditários.
As dificuldades de se manter um Estado novo é maior do que a de se manter um Estado hereditário, pois nesse ultimo o povo já está acostumado com a soberania de uma linhage. Quando um príncipe conquista um determinado estado e tenta mudar seus costumes corre o risco de o povo se revoltar contra ele, e por isso Maquiavel defende que o príncipe que não ofende seus súditos e não mostra motivos para o povo odiá-lo, estes o quererão bem, e defenderão o seu senhor.
Capitulo III: Dos principados mistos.
Explica sobre os territórios mistos. Quando se conquista um território de mesma língua é mais fácil de dominá-lo do que se não os fosse, o novo príncipe deve extinguir toda a linhagem de seus antigos governantes e manter os antigos costumes do local e aos poucos introduzir os novos, de maneira que não incite o povo contra o seu senhor; quando se conquista uma província com língua, leis