O ppcp como garantia de bons resultados
O PPCP COMO GARANTIA DE BONS RESULTADOS
CRIANDO O PLANEJAMENTO ESTRÉGICO DE PRODUÇÃO
Para chegar ao um bom PPCP são necessários que compatibilizem todas suas necessidades de produção com uma capacidade disponível, principalmente se os seus produtos envolvidos exigirem muitas operações. O processo é conduzido por tentativas e testes de cada PMP (Plano Mestre de Produção) para verificar a capacidade produtiva exigida. Também tem que ser levado em conta a capacidade produtiva das suas máquinas e dos seus colaboradores para que o PMP obtenha a sua eficiência total e seja produzido aquilo que realmente foi programado.
Segundo Slack (1999) existe três atividades distintas desenvolvidas pelo PCP, embora estas atividades sejam integradas entre si:
• Carregamento - determinação do volume com a qual uma operação pode lidar;
• Sequência - determinação da prioridade de tarefas a serem desempenhadas;
• Programação – determinação do tempo de inicio e fim para cada atividade. A figura mostra as atividades desenvolvidas pelo PCP mais facilmente encontradas e executadas. As atividades devem ter uma hierarquia, isto é, devem ser executados segundo uma ordem.
Figura - Atividades PPCP.
Fonte: Slack, 1999.
TÉCNICAS DE GESTÃO DO ESTOQUE Existem duas técnicas conhecida de gestão de estoques utilizada nas empresas atuais:
• Sistema clássico de empurrar o estoque;
• Sistema JIT (Just in time) de puxar o estoque.
Sistema Clássico de Empurrar Estoque
É o método de empurrar estoque. O fluxo de material é empurrado ao longo do processo pela fábrica até a distribuição, para suprir clientes. À medida que os pedidos dos clientes chegam, eles são atendidos com os produtos acabados estocados nos depósitos. Para repor os estoques nos depósitos, a fábrica produz conforme a previsão de vendas (necessidades esperadas) e não conforme a demanda atual. Este enfoque é vantajoso