O povoado francês: pressão espacial e impactos a partir do turismo - apresentação de banner
O litoral nordestino brasileiro vem passando por um processo profundo de transformação, como conseqüência da implantação de atividades turísticas, principalmente a partir da década de 1970. Tem-se verificado que incontáveis povoados/comunidades têm sido transformados radicalmente através do turismo. Este é o caso do povoado do Francês, localizado no litoral sul do estado de Alagoas. O processo de mudança teve início na década de 1970, com a realização do Primeiro Festival de Verão de Marechal Deodoro (que aconteceu, de fato, na praia do Francês). A urbanização da área se acelerou com a construção da rodovia AL-101-Sul, que facilitou o acesso à área a partir de Maceió, principal portão de entrada do turismo de Alagoas.
Este trabalho teve como objetivo analisar a pressão espacial e os impactos ambientais causados pelo turismo no povoado do Francês.
A metodologia empregada incluiu o exame da literatura pertinente, a realização de entrevistas com residentes do Francês e levantamento fotográfico de campo.
O estudo conclui que o povoado do Francês atualmente conta com inúmeros meios de hospedagem e recebe milhares de pessoas anualmente, incluindo residentes de Alagoas e outros municípios alagoanos e turistas de outros estados brasileiros e do estrangeiro. Verifica-se também que o turismo trouxe severos impactos ambientais através da destruição de dunas e recifes de corais, aterro de manguezais, geração de lixo e de esgoto que em parte é lançada à praia sem tratamento, poluição sonora, poluição visual, congestionamento de veículos, e privatização de espaços públicos. Verifica-se, por fim que o povoado do Francês vem passando por intenso processo de pressão espacial, especialmente na forma da expansão urbana descontrolada no seu entorno, tendo rão formado como que um ' cinturão' composto de loteamentos,pousadas, restaurantes e condomínios residenciais. A tendência, com base nos dados